• Home
  • >
  • Exame de eletrocardiograma
quinta-feira, 14 fevereiro, 2019

Exame de eletrocardiograma

O eletrocardiograma é um exame utilizado para avaliar os batimentos cardíacos. Através dele é possível identificar anomalias como arritmia, infarto do miocárdio, problemas nas válvulas cardíacas, aumento das cavidades e outros. Entretanto é um exame que deve ser feito não apenas quando se desconfia de anomalias, mulheres acima de 50 anos e homens acima de 40 anos devem realizá-lo com regularidade, pelo menos uma vez ao ano. O exame é realizado a partir da fixação de eletrodos na pele, que são capazes de detectar a atividade cardíaca do paciente e compará-la, através de gráficos, com as características comuns da atividade cardíaca de uma pessoa saudável. Com o detalhamento da pulsação cardíaca do paciente em mãos, o médico especialista pode então dar um diagnóstico e realizar o tratamento mais adequado a cada caso.

Outros Aspectos Importantes 

Existem três tipos diferentes de eletrocardiograma, o eletrocardiograma comum, o eletrocardiograma por esforço e o holter. O eletrocardiograma comum é de fato o mais simples, sua duração é de cinco minutos e o procedimento é totalmente indolor. Já no eletrocardiograma por esforço, o paciente tem a sua atividade cardíaca monitorada enquanto realiza atividades físicas, cujo grau de dificuldade vai aumentando gradativamente. No caso do holter, o monitoramento da atividade cardíaca dura 24 horas e o paciente deve relatar em um diário as atividades realizadas durantes o exame.

Para garantir a precisão e eficiência do eletrocardiograma é importante que o paciente não realize esforço físico antes de sua realização, não fume e se mantenha tranquilo.
Para alguns pacientes, nem sempre é fácil atingir o grau de tranquilidade indicado, por isso uma equipe médica preparada e equipamentos de última geração podem ser bons aliados para garantir que o exame apresente uma análise satisfatória da atividade do miocárdio.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Eletrocardiograma

Contate-nos

Localização

© Copyright 2018 – Semap - Arritimias Dr. Pachon | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Agência Finalité


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0