• Home
  • >
  • Medicina do Exercício e do Esporte

Medicina do Exercício e do Esporte

medicina-do-exercicio-e-do-esporte

Olá, seja bem vindo(a) ao nosso espaço sobre Medicina do Exercício e do Esporte. Aqui você encontra importantes informações desta especialidade médica podendo compreender melhor nosso compromisso com a promoção de saúde e bem estar.

O que é a Medicina do Exercício e do Esporte?

Esta é mais uma importante especialidade médica que busca promover e auxiliar no restabelecimento da saúde. Nos últimos anos a medicina vivencia inúmeras comprovações científicas sobre a importância e benefícios da atividade física. Temos hoje importantes evidências sobre o impacto do exercício na prevenção de inúmeras doenças e inclusive na atuação adjuvante no tratamento de inúmeras enfermidades. As doenças cardiovasculares por exemplo são amplamente afetadas pelo sedentarismo como podemos assistir nos portadores de coronariopatias e arritmias, porém sabemos ainda que todas as afecções metabólicas, hormonais, reumatológicas, neurológicas e inclusive as oncológicas podem ter seus desfechos completamente modificados favoravelmente com a associação adequada do exercício físico à terapêutica convencional. Tratado, portanto, como um remédio, o exercício precisa ser devidamente receitado quanto à doses, tipos e intensidades corretas.

Além de orientar e supervisionar a atividade física recreativa para indivíduos comuns e portadores de diversas doenças; como o próprio nome da especialidade cita, também presta assistência aos adeptos amadores e profissionais de diversas modalidades esportivas. A corrida de rua por exemplo ganha anualmente inúmeros admiradores e sua prática segura, assim como de todos os outros esportes como o tênis, futebol, basquete, entre outros, precisam ser devidamente orientados do ponto de vista médico.

Como a Medicina do Exercício e do Esporte pode lhe ajudar?

Apesar de os inúmeros benefícios descritos em relação à atividade física, sabemos também que existem alguns riscos relacionados à sua execução, principalmente dependendo da idade do indivíduo e suas comorbidades. Neste âmbito temos o compromisso de agregar as mais importantes evidências cientificas relacionadas à atividade física e seus riscos para orientar as pessoas apesar de suas doenças ou mesmo para auxiliar na prevenção delas àqueles que se preocupam com um envelhecimento saudável e qualidade de vida.

Assim, pessoas com algum tipo de enfermidade, como por exemplo osteoporose, diabetes, doença arterial periférica, fibromialgia, asma, entre outras, precisam ser avaliadas e orientadas adequadamente para prevenir riscos relacionados ao exercício físico e acima de tudo para promover um real benefício da atividade física programada corretamente prescrita.

Aos que já praticam atividades esportivas vale certificarem se o estão fazendo adequadamente para evitar complicações cardiovasculares e ou lesões osteomusculares. É extremamente importante que estes indivíduos já envolvidos com a atividade física regular possam ter vida longa no esporte e que seus benefícios alcancem a longevidade.

Como é uma avaliação do Médica do Exercício e do Esporte?

Antes de tudo precisamos saber quem é você, quais os seus objetivos com a atividade física, quais os seus problemas de saúde, os antecedentes familiares, estratificar possíveis riscos com uma boa avaliação clínica e exame físico. Um importante foco da análise médica é a alimentação adequada e para quais tipos e estilos de exercício físico existe uma real afinidade. A atividade proposta deve cumprir todos os requisitos exigidos para a promoção da saúde do indivíduo ou mesmo para atuar no tratamento daqueles que apresentam alguma doença, minimizando seus riscos. Quem já pratica esporte também é avaliando considerando sempre as orientações do seu cardiologista e acima de tudo supervisionado em relação à prevenção de lesões e cuidados com a performance.

Quais as ferramentas utilizadas pela especialidade para auxilio e melhor compreensão dos objetivos e resultados deste acompanhamento?

Uma série de exames podem ser utilizados no auxílio dessa avaliação médica, por exemplo a análise da composição corporal. Todas a pessoas que se propõem a iniciar um tratamento adjuvante baseado na atividade física precisam ser avaliadas em relação à porcentagem de gordura corporal e quantidade de músculo total corporal, dentre outros aspectos. Uma análise precisa de como estão os tecidos corporais independente do peso da balança, é essencial para direcionar uma adequada prescrição de exercícios. Este é um exame simples e fácil de ser realizado, dentro mesmo do consultório médico.

Outra importante ferramenta utilizada é o teste de esforço cardiopulmonar em que é possível compreender a complexa engrenagem do coração, pulmão e músculos para metabolicamente assistir como o seu organismo se comporta frente ao exercício físico. Através de protocolos em esteira ou bicicleta é possível compreender toda essa integração pela leitura dos gases expirados em uma máscara acoplada a um sistema específico durante a prática do exercício. Avaliações seriadas deste teste de esforço auxiliam inclusive no ganho de rendimento esportivo.

Testes ergométricos, exames de imagem, testes isocinéticos, entre outros; também são bastante utilizados na prática médica relacionada ao exercício e ao esporte devendo ser solicitadas conforme indicações individuais sob análise crítica.