• Home
  • >
  • Bioimpedância

Bioimpedância

O que é análise da composição corporal?

A análise da composição corporal é um exame utilizado para identificar o percentual de diferentes tecidos corporais de forma muito mais esclarecedora que a habitual pesagem na balança convencional. A possibilidade de enxergar através do peso qual a porcentagem de gordura, massa magra e hidratação do corpo, possibilita o direcionamento adequado da dieta e da prática de atividades físicas para a promoção da saúde e reabilitação de diversas doenças. Este é um exame que pode ser decisivo, por exemplo, no tratamento do sobrepeso e da obesidade, ou mesmo na melhora da performance de esportistas e atletas.

Como funciona?

A análise da composição corporal pode ser feita de diversas formas; neste serviço utilizamos o método da bioimpedância direta multifrequêncial segmentar que é amplamente difundido por ser fácil, prático e confiável. É realizado no próprio consultório médico através de um equipamento em forma de balança com um sistema de medição tetra-polar de 8 eletrodos tácteis e uma tecnologia segmentada de impedâncias que utiliza dois valores de freqüência imperceptíveis. A análise do aparelho requer apenas 30 segundos e traduz uma avaliação completa da composição corporal.

Quem tem indicação de fazer a composição corporal?

Qualquer pessoa que tenha curiosidade e interesse em compreender melhor como está estruturado seu peso pode submeter-se a uma analise da composição corporal, principalmente quando irá iniciar ou já pratica alguma atividade física e até mesmo para ajustar a dieta. Entender quais o tipos de exercícios mais indicados e seguros ou mesmo o que comer para melhorar ou aprimorar a composição corporal é fundamental para a saúde, reduzindo os riscos cardiovasculares e melhorando o resultado do tratamento de inúmeras doenças como diabetes, osteoporose, fibromialgia, dislipidemia, obesidade entre outras.

Quem não deve fazer?

Portadoras de próteses metálicas ou mesmo de marcapasso precisam de orientações específicas para que possam realizar o exame de maneira segura e fidedigna. Mulheres grávidas ou menstruadas frequentemente apresentam seus exames alterados. É importante seguir as orientações do médico sobre as recomendações e preparo para a utilização do analisador de composição corporal no intuito de um resultado confiável e um exame seguro.