• Home
  • >
  • José Carlos Pachón Mateos: trabalhando em prol da eletrofisiologia e da estimulação cardíacas

José Carlos Pachón Mateos: trabalhando em prol da eletrofisiologia e da estimulação cardíacas

Cirurgia Internacional – Europa


José Carlos Pachón Mateos, um dos nomes mais respeitados na eletrofisiologia mundial, é especialista pelo DECA e pela SOBRAC, faz parte da Diretoria do DECA, foi um de seus presidentes mais atuantes e fundador, em conjunto com José Carlos Andrade, da revista médica RELAMPA (inicialmente REBRAMPA). Atualmente é chefe do Serviço de Marcapassos do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e do Serviço de Arritmia e Eletrofisiologia do Hospital do Coração e membro do International Board of Heart Rhythm Examiners (IBHRE – Certified Cardiac Device Specialist).

Recentemente, Pachón, como é chamado por seus amigos, fez duas históricas apresentações em sequência, uma em Praga, na República Checa, e outra em Boston, nos Estados Unidos, sobre o mesmo assunto: cardioneuroablação. Essa técnica, que trata de forma funcional a síncope cardioinibitória e as disfunções sinusais, foi idealizada e patenteada por ele e seu fiel irmão, Enrique Pachón Mateos, nos Estados Unidos. Apesar de publicada originalmente em 2004, essa técnica tem sido motivo de grande interesse, com diversos grupos no mundo todo reproduzindo seus resultados. Na Emory University, em Atlanta, Estados Unidos, está sendo iniciado um estudo denominado “Cardioneuroablation”, totalmente baseado no brilhante trabalho de Pachón. Adicionalmente, diversos livros médicos estão incluindo capítulos sobre ablação autonômica do coração. Isso é motivo de grande orgulho para nós, médicos brasileiros.

Em Praga, no 18th Prague Workshop on Catheter Ablation, Pachón proferiu palestra sobre cardioneuroablação. Em seguida, ele e seu irmão realizaram uma ablação com transmissão ao vivo para o congresso, após terem recebido licença especial para que um médico estrangeiro pudesse operar de forma oficial. O procedimento, concluído com todos os critérios de sucesso, foi considerado uma nova alternativa terapêutica e uma novidade para o evento.

Figura 1: José Carlos Pachón Mateos proferindo palestra sobre cardioneuroablação no 18th Prague Workshop on Catheter Ablation (Praga, República Checa).

Figura 2: Da esquerda para a direita, os doutores Wichterle, Pachón e Aldhoon realizando procedimento de cardioneuroablação, concluído com sucesso, no Institute for Clinical and Experimental Medicine (IKM), com transmissão ao vivo para o 18th Prague Workshop on Catheter Ablation (Praga, República Checa).

Figura 3: Página do programa do 18th Prague Workshop on Catheter Ablation (Praga, República Checa), com o horário da palestra e do procedimento de cardioneuroablação transmitido ao vivo.

Em Boston, Pachón foi convidado como Faculty para ministrar uma palestra de 20 minutos sobre cardioneuroablação. Esse tema não existia no congresso da Heart Rhythm Society (HRS), porém seu inédito trabalho deu origem a esse novo interesse da comunidade médica internacional.

A José Carlos Pachón Mateos e a seu irmão Enrique Pachón Mateos, pelo extraordinário trabalho que muito dignifica nossa Cardiologia, a justa homenagem da RELAMPA e da Diretoria do DECA.

 

Fonte: http://www.relampa.org.br/details/972/pt-BR

Editor-chefe: Celso Salgado de Melo