Tilt-Test / Teste da Inclinação
O que é o Tilt-Test (Teste da Inclinação)?
O Tilt-Test, também conhecido como teste da inclinação, é um exame desenvolvido para identificar um tipo de síncope (desmaio) mediado pelo sistema nervoso central. Este tipo de síncope pode afetar pessoas de todas as idades, mas é mais comum em adultos jovens e adolescentes. O exame tem sido amplamente utilizado pelos neurologistas para diferenciar os desmaios daqueles que são causados por crises convulsivas.
Como é realizado o Tilt-Test?
O exame é realizado de forma ambulatorial, ou seja, não é necessário internar o paciente. Para realizar o teste, o paciente precisa estar em jejum de pelo menos quatro horas e levar exames prévios como Holter, ecocardiograma e teste ergométrico, caso os tenha.
Durante o teste, o paciente é colocado sobre uma mesa basculante especial que permite avaliá-lo em diferentes inclinações (0, 80 e -30 graus). A mesa é equipada com dispositivos de segurança que mantêm o paciente fixo, evitando quedas em caso de desmaio. Durante o exame, o paciente é monitorado eletrocardiograficamente e a pressão arterial é medida a cada dois minutos.
Em alguns casos, o exame inclui até seis etapas, com a administração de medicações, incluindo uma substância semelhante à adrenalina, para sensibilizar o exame e ajudar a provocar a síncope. Ao final do exame, o paciente recebe um lanche e pode retornar para casa. Todos os dados obtidos durante o teste são armazenados em um computador e processados por um software especializado, gerando um relatório completo para que o médico solicitante possa orientar o tratamento adequado.