• Home
  • >
  • Tratamento de Fibrilação Atrial

Tratamento de Fibrilação Atrial

O que é fibrilação atrial?

É a arritmia sustentada mais frequente no mundo e está relacionada a importante aumento no risco de morte, insuficiência cardíaca, hospitalizações e eventos tromboembólicos, como o acidente vascular cerebral.

Todas as pessoas com fibrilação atrial tem sintomas de arritmia?

Esta arritmia pode cursar com uma grande variedade de apresentação dos sintomas dos pacientes, podendo ser totalmente imperceptível (a evidencia ocorre somente nos exames) a muito sintomática. As queixas mais comuns são palpitações, batimentos acelerados, batimentos irregulares, desconforto para respirar, cansaço e até tonturas e desmaios.

Somente as pessoas com sintomas tem riscos?

infelizmente os principais risco à vida ou qualidade de vida não estão relacionados com a presença dos sintomas, e sim com a existência da arritmia. O fato do paciente não perceber a arritmia, não o isenta do risco de apresentar trombos dentro do coração, por exemplo, e as graves consequências do deslocamento espontâneo destes trombos. Desta forma, todos os pacientes com fibrilação atrial, sejam sintomáticos ou não, devem passar por uma avaliação cardiológica específica.

Como é o tratamento da fibrilação atrial?

Atualmente o tratamento da fibrilação atrial varia desde somente medicamentoso ( controle com remédios) à realização de ablação ou implante de marcapasso. A escolha do tratamento ideal depende da causa da fibrilação atrial (idade, sopros cardíacos, infarte, hipertensão arterial, etc) e do comprometimento à qualidade de vida, objetivando sempre controle máximo dos riscos decorrentes desta arritmia e eliminação dos sintomas e limitações gerados por ela. Também pode ser utilizado uma combinação destas alternativas de tratamentos para maior eficácia.

Como identificar?

A fibrilação atrial pode ser identificada através de exames complementares, sendo que o eletrocardiograma é o mais comum. Outros exames como Holter de 24h, teste ergométrico, Looper (Holter de longa duração), monitor de eventos implantável e até mesmo estudo eletrofisiológico podem ser realizados para auxiliar no diagnóstico desta arritmia.

CLÍNICA SEMAP, TRATAMENTO DE FIBRILAÇÃO ATRIAL COM AGILIDADE E TRADIÇÃO.

O Serviço de Marcapassos e Arritmias Dr. Pachón (SEMAP) tem ampla experiência e tradição no tratamento de arritmias cardíacas, tendo auxiliado mais de 20000 pacientes nos últimos 30 anos. Sempre dispondo das técnicas mais atuais e inovadoras, a equipe do Dr. Pachón tem alcançado resultados muito satisfatórios para seus pacientes, desde as fases iniciais da fibrilação atrial até as fases mais avançadas da doença. Isso se deve a métodos sempre particularizados para cada paciente, resultante da ampla investigação no momento do diagnóstico da doença.